Comunicação assertiva
Fonte: seuproximoemprego.blog.uol.com.br
O QUE É?
A comunicação é um elemento que não se pode faltar para
líderes, ser bom comunicador é ser assertivo na comunicação de suas ideias.
A comunicação assertiva necessita de certo
desenvolvimento de costumes e capacidades específicas de comunicação.
Nesta comunicação é necessário que você demonstre:
·
Suas emoções com uma afirmação que
comece por “Eu”.
Exemplo: Carlos, visivelmente, anunciado
fazer uma coisa, mas fez algo completamente diferente.
Expressão assertiva: “Carlos, eu estou
desapontada com o que você fez a propósito do negócio”.
Abordagens não assertivas: “Mas que raio de ideia foi esta?” ou não dizer nada enquanto fica a remoer por dentro.
·
Não se diminua e não
diminua os outros.
Exemplo: Um colega pede a sua opinião para uma decisão.
A resposta assertiva é frontalmente “Eu penso”...
A resposta não assertiva pode sugerir um menosprezo da outra pessoa (“Surpreende-me que não saiba a resposta para essa questão, Maria”) ou uma auto diminuição (“Bom sou apenas uma mulher, não sei se está de facto interessado na minha opinião” ou “Bom, suponho que ...).
Exemplo: Um colega pede a sua opinião para uma decisão.
A resposta assertiva é frontalmente “Eu penso”...
A resposta não assertiva pode sugerir um menosprezo da outra pessoa (“Surpreende-me que não saiba a resposta para essa questão, Maria”) ou uma auto diminuição (“Bom sou apenas uma mulher, não sei se está de facto interessado na minha opinião” ou “Bom, suponho que ...).
·
Seja
específico nas suas apreciações e críticas.
Exemplo: Precisa criticar um relatório elaborado por um subordinado.
A abordagem assertiva: “Neste relatório, Carlos, você utilizou Lifo. Quero que utilize Fifo, porque ...”
A abordagem não assertiva inclui: “Carlos, este relatório está uma imundice!” ou “Carlos como é que você pode ser tão estúpido?”.
Exemplo: Precisa criticar um relatório elaborado por um subordinado.
A abordagem assertiva: “Neste relatório, Carlos, você utilizou Lifo. Quero que utilize Fifo, porque ...”
A abordagem não assertiva inclui: “Carlos, este relatório está uma imundice!” ou “Carlos como é que você pode ser tão estúpido?”.
·
Seja cooperativo,
aberto e receptivo para com os outros – muitas vezes eles podem saber de algo
em que você não saiba.
Exemplo: Um subordinado contravém às suas ordens expressivas.
A resposta não assertiva é muitas vezes ambígua: “Que raio de ideia era a sua, Carlos....?”
O líder assertivo preocupa-se em perceber se os seus subordinados sabem algo que ele desconhece. “Carlos pode esclarecer por que é que fez X quando lhe pedi que fizesse Y ?”
Exemplo: Um subordinado contravém às suas ordens expressivas.
A resposta não assertiva é muitas vezes ambígua: “Que raio de ideia era a sua, Carlos....?”
O líder assertivo preocupa-se em perceber se os seus subordinados sabem algo que ele desconhece. “Carlos pode esclarecer por que é que fez X quando lhe pedi que fizesse Y ?”
Esses são alguns tópicos
da comunicação assertiva, deseja ver mais sobre o conceito entre nos sites
abaixo:
Veja também!
Um vídeo de Vera Martins no programa do Jô, explicando sobre Comunicação Assertiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário