Inteligência emocional aplicada ao trabalho
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com
eles.
A I.E (inteligência
Emocional) baseia-se em alguns pilares específicos, que são: autoconsciência,
motivação, persistência, empatia, entendimento e habilidades.
O objetivo principal da I.E
é saber como aprender com todas as emoções, ela é fundamental para o
desenvolvimento, pois interfere também na tomada de decisões.
Segundo Daniel Goleman,
conhecimento técnico não é garantido o sucesso, mas sim aquele que domina suas
emoções, um profissional que se lida bem com o I.E se comunicam melhor.
Grande parte dos
profissionais continua investindo no desenvolvimento técnico e se esquecendo da
importância das relações interpessoais que presentam mais de 80% das nossas
atividades.
Conhecimento + informação + I.E = Chave para o sucesso
Emoções
As emoções são as respostas
de se sair bem no mercado de trabalho.
Antigamente, os inteligentes
eram aqueles que sabiam matemática, hoje são aqueles que dominam I.E. Pessoas
normais usam 10 % de sua inteligência, agora aqueles dominadores como Einstein
usam 12%, ou seja, uma pequena diferença, sendo que podemos utilizar 80 % de
nossa capacidade.
Inteligente é aquele que
busca conhecimento e o aplica em situações não solucionadas.
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